Apresentação


O FAZER MANUAL
Desde as pinturas rupestres, o homem quis criar algo novo,que não existia antes no mundo e que lhe desse identidade e sentido na vida.Quer se livrar das amarras do útil e do necessário e criar alguma coisa que possa existir através dele e até além dele.
Fiar, tecer e bordar é trabalho manual, obra das mãos. Nenhuma máquina têxtil, por mais sofisticada que seja, consegue substituir aquilo que faz uma peça trabalhada manualmente – se tornar única e especial – o pessoal. Nas imperfeições e por isto nos detalhes, reconhecemos o humano, o único de uma peça tecida ou bordada.

linhas2-2
aniversc3a1riolu96711

Nos trabalhos manuais têxteis além da criatividade é necessário conhecimentos de técnicas quando se quer desenvolver um trabalho que nos de satisfação. O artesão deve entender do seu trabalho e isso se vê observando suas mãos trabalhando.

As mãos humanas são maravilhosos instrumentos. Nossas mãos têm vigor, sensibilidade e memória, elas nos contam muito mais sobre o mundo do que outros órgãos sensitivos do nosso corpo. Elas também nos capacitam a construir nosso mundo.

No nosso trabalho utilizamos materiais nobres como a seda,a lã de merino, lã de alpaca, algodão e linho.Nossas peças são únicas e primam pelo acabamento. Estamos conectados com a sustentabilidade e com a reciclagem.

7bc2

Arteterapia

Na Arteterapia Gestaltica utilizamos recursos artísticos durante o trabalho terapêutico.
Acreditamos que a criatividade é inerente aos processos da vida de todos os seres humanos.
É uma abordagem processual na qual tanto o fazer quanto o processo de elaboração e reflexão sobre o que é produzido são considerados como tendo potencialmente valor terapêutico.

> Como toda a abordagem fenomenológico-existencial,como método,arteterapeutas não interpretam os trabalhos de seus clientes,mas sustentam-se na crença de que as pessoas podem ser agentes da sua própria saúde e de seus processos de crescimento,encontrando,em seus trabalhos e criações ,sentidos que sejam pessoalmente relevantes e significativos.Nessa abordagem,os arteterapeutas funcionam mais como guias, facilitadores e companheiros de busca,sugerindo experimentos que possam ajudar e revelar realidades interiores e descobrir novos caminhos e direções.(Ciornai,2004).

Nos trabalhos artísticos utilizamos diferentes materiais e técnicas, que serão utilizadas de acordo com as questões que se apresentam ao longo do processo arteterapeutico,